Pages - Menu

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Hoje é o Dia Nacional do Forró. Conheça um pouco mais sobre a história do ritmo.



Alguns historiadores acreditam que o nome forró era usado só para designar o local onde aconteciam os bailes e, só mais tarde, foi caracterizado como estilo musical, derivado do baião.

Forró também é redução da expressão “forrobodó” que, por sua vez, quer dizer : “arrasta-pé, farra, troça, confusão, desordem, rolo”, de acordo com o dicionário da língua portuguesa.

Outra definição da palavra forró provém da expressão inglesa for all, que significa “para todos”. Isso porque alguns acreditam que os ingleses ofereciam festas aos operários das estradas de ferro da Região Nordeste e os convidavam utilizando este termo.

Luiz Gonzaga

Um dos mais importantes divulgadores do forró foi o músico Luiz Gonzaga, que será homenageado nesta terça-feira. Pernambucano de Exu, sertão nordestino, Luiz Gonzaga morreu em 1989 mas deixou imortalizado o forró, assim como o baião. A primeira gravação em disco, cujo título evidenciava a palavra forró como local de dança, foi em 1949, por Luiz Gonzaga.

Forró Eletrônico

Os anos se passaram, a tecnologia chegou trazendo o que chamamos hoje de forró eletrônico. O surgimento de bandas grandiosamente aparelhadas deu novo rumo ao ritmo. A pioneira neste novo ramo foi o Forró Mastruz com Leite, criando a chamada “oxente music”.

Estava aberta a porta pro mundo do forró. Hoje estas bandas promovem verdadeiros espetáculos por onde passam, arrastando multidões e encantando fãs. Dentre as maiores do Brasil podem ser citadas; Calcinha Preta, Magníficos, Mastruz com Leite, Limão com Mel, Noda de Caju, Gatinha Manhosa e Aviões do Forró.

Atualmente o forró já não é um ritmo exclusivo nordestino, o sucesso foi tão grande que estados do Sul começaram a investir e lançar bandas e cantores, tornando o forró o ritmo do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário